15 de setembro de 2015

Carta à Luma

Miga,

Hoje é seu aniversário, mas não vou me limitar a falar apenas o quanto você é uma pessoa maravilhosa e essencial na minha vida (ao final desse texto verá que eu falei até demais). Hoje eu vou falar sobre amizade, sobre nós, já que “nós” somos o motivo pelo qual estou aqui hoje. Considere isso uma carta sobre nós.

Quando eu digo que a minha vida não teria sentido sem as “minhas pessoas”, digo pelo fato de vocês constituírem a minha alma. Uma das minhas certezas é que nesse grupo bem pequeno de pessoas enormes, você, miga, está especialmente inserida. Sinto como se eu não pudesse existir sem você na minha vida (na verdade, como se eu não quisesse existir), já que tudo que importa está incrivelmente ligado a você de alguma forma, e quando não está eu dou um jeito de fazer essa conexão. Isso ficou nítido pra mim quando percebi que não existe nenhuma pessoa importante na minha vida que não saiba da sua existência e do quanto você é importante pra mim, mesmo sem te conhecer ou sendo de um meio completamente diferente do nosso. Todos sabem quem é você pois você anda por essa vida comigo, como eu ando com você. Nossa identidade somos nós.

Isso me recorda o tipo de pessoa que você é, daquelas que quando se permite partilhar a vida com alguém só vem para somar, somar e somar. Falo isso por mim, por tudo que estamos construindo juntas ao longo da nossa amizade, nossos projetos – de comida e de vida –, por tudo que vivemos, por tudo que aprendi, por todas as vezes que estivemos juntas em momentos difíceis e pelo quanto nós conhecemos uma a outra. É muito difícil que eu me abra com alguém o suficiente para que me conheçam a fundo, como eu fiz com você, e sem me arrepender em momento algum. Ao contrário disso, sei cada vez mais que você entende a pessoa que sou e me ajuda a explorar tudo que tenho dentro de mim. Sei lá, acho que não tenho tanta intimidade com nenhuma amiga minha, de um jeito tão fácil, sem ter que “lidar”, apenas sendo do jeito que somos. Acho que não tem ninguém nesse mundo que eu consiga tão facilmente fazer absolutamente nada, a não ser cozinhar e ver séries, e ser um dos finais de semana mais legais e tranquilos que eu me lembro. As melhores pessoas do mundo são aquelas que são felizes principalmente no silencio, sem ser awkward.

É claro que todo esse tempo vivendo juntas tinha que, às vezes, ter desentendimentos e afins, como tivemos, logo no mês de aniver da nossa mizade (poxa vacilo!). É óbvio. Ainda mais sendo uma pessoa extremamente ciumenta e zelosa com todas as “minhas pessoas”, e, por mais difícil que seja, devo admitir os meus eventuais exageros e falta de compreensão com situações que surgem na minha vida e que ainda não entendo, às vezes, pra piorar, surgem através de pessoas que eu amo. Ainda mais eu, que sou compreensiva na maior parte da vida, quando decido não ser vou até o final, o orgulho cresce e tudo fica, sei lá, turvo. E eu sou dura, até demais. O que tenho a dizer sobre isso é que você tente entender é que não é por mal, e sim por preocupação, por não compreender as coisas quando elas não são como acho que deveriam ser, principalmente em relação as pessoas que amo, principalmente quando eu sinto que tem algo errado. Além disso, tudo que eu espero após esses meus surtos é que me perdoe, e que fique tudo bem (vai ficar tudo bem /thais), pois sei que devo confiar nas suas decisões – e confio.

Confio, até demais. Cegamente. Sem pensar duas vezes. Nossa amizade é uma das coisas que eu confio desse jeito. Você é uma das pessoas da vida que eu confio desse jeito. Daquelas que em qualquer momento, sobre qualquer assunto, tá ali. Seja pra trocar confidências, seja para ter ótimas conversas noturnas após longos dias difíceis. Seja até pra começar um projeto doido de comidas só pra visitar a outra amiga querida que está morando far far away. Seja para trocar cartas ou posts de blog, para fazer um bolo de coisas loucas no início de um dos maiores talentos que você iria desenvolver (sou grata todos os dias por esse talento que me alimenta). Seja para ficar incansavelmente trocando informações sobre cabelos – shampoo produtos cortes de cabelo coloração descoloração grupos de cabelo ad eternum – ou para viciar a miga que já está na quinta temporada de Desperate Housewives (I hate you). Seja para ser migas de signos e falar sobre signos mesmo sem entender muito (just for fun) ou para dividir nosso amor por Dave Marido e Jason Marido e nosso gosto musical. Seja para trocar todo conhecimento que a gente vêm trocando ao longo da vida ou para apenas ir às nossas noitadinhas diferentes. Seja para trocar fotos de vacas e galinhas que só a gente entende ou para cozinhar comidas felizes. Seja até para estar completamente ferrada e sem dinheiro juntas. Sempre juntas.

Eu poderia ficar pra sempre falando sobre você e o tamanho do espaço que você ocupa na minha vida e no meu coração, o que me deixaria muito feliz (sabemos que eu falo mucho, como toda boa geminiana). Mas, o que me deixa mais feliz em falar sobre você e lembrar-me de você a cada palavra que escrevi nesse texto é saber a quantidade de momentos incríveis e longos anos que ainda passaremos juntas, saber de todas as pessoas que entraram e ainda entrarão nas nossas vidas, saber de todas as viagens, tatuagens e perrengues que passaremos, mas, principalmente, saber que seremos felizes com as nossas escolhas pra vida, ou que teremos a coragem de fazer escolhas que nos deixem realmente felizes.*

Espero, de todo o meu coração, que eu tenha conseguido expressar nessa carta um tiquinho do que eu gostaria de te dizer nesse seu dia.

Ao final deste, te deixo presentinhos.

Feliz aniversário ❤ (e paraíso astral!!!)

Amote.

*(Isso tudo até casarmos com nossos maridos Dave e Jason – coitados –, sendo uma madrinha do casamento da outra – claro – e ficarmos vovós migas juntas também).

❤ 







Nenhum comentário:

Postar um comentário